Minha lista de blogs

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A REPRODUÇÃO DE FÁBULAS - Nicéas Romeo Zanchett



A REPRODUÇÃO DE FÁBULAS 
Para os professores. 

                 Estamos vivendo numa época em que muitos pais deixam toda a responsabilidade da educação dos seus filhos nas mãos dos professores. Evidentemente, isso é um grande erro; mas não nos cabe julgar. 
                 A função educativa pode ser muito auxiliada com a reprodução de fábulas, na linguagem infantil. Ela ajuda desembaraçar a expressão oral e escrita do aluno, além de disciplinar-lhe a capacidade expositiva  e enriquecendo-lhe o vocabulário. 
                 Como sabemos, as fábulas são contos antigos, atribuídos a Esopo, que foi o maior fabulista grego e viveu cerca de 600 anos  antes de de Cristo. Esses contos tem como personagens principais os animais, e isto desperta grande interesse nas crianças. Fabulistas que vieram depois como, La Fontaine e o nosso querido Monteiro Lobato, reproduziram-nas, em linguagem atualizada. Além disso, também criaram suas belas fábulas. 
                 O professor deve sempre escolher um assunto interessante, oportuno, de acordo com a capacidade da classe; 
                  Em seguida, deve fazer uma boa leitura, ou uma boa reprodução oral do assunto, para que os alunos possam compreendê-lo bem; 
                  É importante conduzir a classe, de modo a fazer uma reprodução precisa, dentro de comentários completos, e focalizando as partes de mais interesse do enredo; 
                  Fazer com que os alunos guardem a sequência lógica no trabalho escrito; 
                  Fazer a leitura comentada de alguns trabalhos, e a correção coletiva; isso é importante para integrar os alunos com um único objetivo. 
                  Em se tratando de reprodução de fábulas o professor deve fazer com que os alunos compreendam bem: 
                  - que  a característica principal da fábula é nela falarem os animais e coisas inanimadas, o que, na realidade, não acontece; 
                  - que ela deve conter, sempre, uma conclusão moral; 
                  - que as fábulas podem apresentar-se em verso, como por exemplo: "O lobo e o Cordeiro", O cão e o ladrão" " O macaco e a abelha", etc. 
                  Depois de ter dado todas as explicações, o professor pode passar um tema, ou seja, a fábula que deverão reproduzir com suas palavras. 
.
Senhor professor, lembre-se: você é um personagem que marcará a vida de cada um dos seus alunos. Mesmo aqueles que são mais rebeldes, na sua memória ficará gravada alguma coisa que levará para o seu mundo adulto. Portanto, sua responsabilidade é muito grande. Um mundo melhor dependerá, necessariamente, do professor.
Nicéas Romeo Zanchett 
LEIA >>>>>>>>> AS FÁBULAS DE ESOPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário